É comum procurar por métodos que nos ajude a aliviar os momentos de estresse, obter sensação de bem estar e sentir que temos um tempo para nós. A massagem relaxante é uma das opções mais eficazes, pois ajuda em diversos casos além do estresse cotidiano. Saiba o que é massagem relaxante, quem pode fazer e suas contraindicações aqui neste artigo.

O que é massagem relaxante?

A massagem relaxante é uma técnica manual milenar que existe em quase todas as culturas. Ainda que, em alguns, há tipos que envolvem técnicas mais aprofundadas de massagem,  como é o caso dos orientais, pelos quais suas escolas de massagens são muito conhecidas e apreciadas.

Há uma variedade de técnicas na massagem relaxante, mas quase todos têm em comum os passos realizados com um toque macio e um processo de relaxamento que é muito agradável.  Diferente da massagem terapêutica que é mais focada em tratar as condições, nas quais é necessário atingir pontos sensíveis que causam dores.

No caso, a massagem relaxante permite que as tensões sejam aliviadas, causando uma sensação de bem estar e paz interior, o corpo fica mais leve, melhorando até o humor da pessoa.

Neste artigo vamos conhecer os benefícios da massagem relaxante, suas indicações e contraindicações.

Benefícios da massagem relaxante

  • A função básica e principal da massagem relaxante, como o próprio nome sugere, é relaxar, não tratar doenças, embora indiretamente elas provoquem melhora nos problemas musculares leves.
  • Desfrutar de uma sessão deste tipo de massagem, nos ajuda a sentir-nos muito mais calmos e relaxados.
  • Estes são alguns dos benefícios da massagem relaxante:
  • Ajuda pessoas estressadas.
  • Alivia os sintomas de quem sofre de um processo de ansiedade.
  • O contato que proporciona uma massagem relaxante também é muito benéfico para pessoas com depressão.
  • Para pessoas que passam muitas horas sentadas ou em pé e podem ter pequenos problemas de circulação ou retenção de líquidos, a massagem relaxante é ideal, pois a massagem ajuda a melhorar a circulação.
  • Se você aprender os rudimentos para fazer em casa, melhora a comunicação com o casal e o relacionamento em geral.
  • Ajuda a aliviar dores musculares menores, como lombalgias, cervicalgias, etc. (caso a massagem terapêutica não seja necessária, ou seja, em casos mais simples).

Quem pode fazer massagem relaxante?

As indicações referem-se às razões que merecem receber uma massagem, algumas como dores, estresse ou exaustão são aquelas que obrigam o paciente a recorrer ao massagista ou fisioterapeuta. No entanto, para alguns casos, é o fisioterapeuta que determina a maneira pela qual o paciente deve ser tratado ou se a massagem não deve ser realizada devido a algum fator de risco.

Algumas indicações da massagem relaxante são:

Artrite, celulite, paralisia muscular: hemiplegia ou quadriplegia; para distúrbios do sistema nervoso, cãibras, luxações, pós hidroterapia, restabelecimento geral, anemia aguda, estresse, estimulação nervosa, ansiedade, depressão, etc.

Assim como em qualquer procedimento, algumas contraindicações podem estar presentes. 

Contraindicações da massagem relaxante:

Inflamações, doenças infecciosas, doenças transmissíveis altamente avançadas, cancro, tumores, cistos, hematomas, úlcera duodenal ou veias gástricas varizes avançada, cicatrizes cirurgias recentes, fraturas, hemorragia interna, febre, apendicite.

Quando o diagnostico é duvidoso

No caso de qualquer dúvida em relação a problemas de saúde ou doenças raras ou desconhecidas a massagem é proibida antes de o paciente consultar um médico.

Vamos conversar?